Novas Regras para Boletos de Pagamento com Cobrança Registrada

A FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos, em conjunto com a rede bancária, desenvolveu uma Nova Plataforma da Cobrança para modernizar o sistema de boletos de pagamento (cobrança bancária), trazendo maior segurança e agilidade para toda a sociedade.

Para tanto, alguns procedimentos foram iniciados e serão concluídos até dezembro/2016, para que, em meados de 2017, a nova plataforma esteja em pleno funcionamento.

O principal benefício da implantação da 2ª fase é o fato de o pagador de um boleto vencido não precisar mais ir até o banco emissor quitar seu débito. Com a Nova Plataforma, será possível pagar um boleto vencido em qualquer agência bancária.

Informamos ainda que, conforme previsto nas Circulares n.ºs 3.461/2009, 3598/12 e 3.656/13, do Banco Central do Brasil, e observadas as datas do cronograma, a rede bancária não mais acatará boletos de pagamento sem o CPF/CNPJ do pagador.

Clientes que operam na modalidade sem registro serão contatados pelo seu banco de relacionamento para registrarem seus boletos de pagamento visando o preparo para a Nova Plataforma de Boletos de Pagamento.

Lembrando que a Cobrança Registrada possui como vantagens:

  1. Gestão da carteira (sabe quem pagou, o que pagou e quando pagou)
  2. Conciliação e relatórios de gestão
  3. Maior segurança e entrega eletrônica por meio do DDA – Débito Direto Autorizado
  4. Uso dos boletos como lastro em operações de crédito*
  5. Maior comodidade, pois permite o pagamento vencido em qualquer banco pelo DDA ou pela atualização do boleto no site do banco emissor.

Esta nova modalidade de emissão com registro para todas as operações acarretará um impacto nas empresas na forma como estas se relacionam e fazem negócios com seus clientes. Este formato e obrigatoriedade esta ligado diretamente a emissão de NF-e e poderá ser melhor rastreado pelas secretarias da fazenda, Estadual, Federal e municipal seguindo as mudanças da legislação aprovadas para estes cruzamentos de informações.

A  P21 Software, preocupada com a segurança dos boletos emitidos para nosso clientes, já se antecipou a esta nova opção de emissão e emite boletos registrados a mais de 5 anos, portanto neste quesito estamos tranquilos por nunca ter tido quaisquer tipo de problemas de segurança em nossa emissões e recebimentos.