Como funciona NFC-e (Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica).
A sigla NFC-e (Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica), a NFC-e, é umas das substitutas para o famoso cupom fiscal que é emitido através de uma impressora fiscal (PAF-ECF) quando se faz uma compra no varejo, uma compra em uma loja, supermercado ou ao pagar um almoço no restaurante etc.
A emissão da NFC-e (Nota fiscal ao Consumidor Eletrônica) efetua a comunicação com a SEFAZ (Secretaria da Fazenda Estadual) para cada venda, dessa forma registrando cada venda que poderá ser consultada posteriormente pelo cliente no site da receita estadual. Com esse novo procedimento o cupom fiscal será extinto dando lugar ao novo documento chamado DANFE NFC-e (Nota fiscal ao Consumidor Eletrônica).
Para consultar os detalhes será necessário ler o código QR Code, através de um smartphone ou acessar o site da SEFAZ através de um computador e informar a chave de acesso, Veja como neste link do SEFAZ-RS
A NFC-e (Nota fiscal ao Consumidor Eletrônica) já está sendo utilizada por muitas empresas empresas que estão substituindo aos poucos todo o parque de impressoras fiscais devido a sua facilidade de uso, no ganho financeiro e na implantação de novos PDVs (Pontos de Vendas).
Apesar da NFC-e (Nota fiscal ao Consumidor Eletrônica) ser um padrão robusto criado para atender todo o Brasil, a decisão de adotá-la será competência de cada estado, que poderá criar a sua própria solução para a transmissão da Nota Fiscal do Consumidor – eletrônica.
A NFC-e (Nota fiscal ao Consumidor Eletrônica) ou também conhecida como nota fiscal ao consumidor eletrônica, tem como objetivo substituir o uso do cupom fiscal tradicional. O arquivo eletrônico XML de existência apenas digital assinado pelo contribuinte com certificado digital, emitido em cadeia de certificação da ICP-Brasil que recebeu autorização de uso da autoridade tributária competente previamente a conclusão da transação comercial que está disponível para consulta no Portal da Administração Tributária via Internet.
O documento impresso, DANFE Simplificado após a autorização da NFC-e (Nota fiscal ao Consumidor Eletrônica) onde consta a chave de acesso que permite a consulta da NFC-e no Portal da Administração Tributária (Registro de Venda) possui código de barras unidimensional com a chave de acesso para consulta possui impresso QR Code para consulta da NFC-e (Nota fiscal ao Consumidor Eletrônica).
Quais informações devem conter no Danfe simplificado: Chave de acesso, Valor da NFC-e, a assinatura digital da NFC-e permitirá consulta pelo consumidor, via aplicativo no seu celular, à retaguarda da Sefaz (QRCODE)
O benefícios para o contribuinte emissor são:
- Redução de custos.
- Dispensa de obrigatoriedade da ECF com lacre.
- Uso de Impressora não fiscal.
- Simplificação de obrigações acessórias (dispensa de Redução Z, Mapa de Caixa, Lacres).
- Eliminação da figura de interventor técnico.
- Uso de papel com menor requisito de tempo de guarda.
- Transmissão em tempo real ou online dos CF-e
- Redução significativa com gastos com papel.
- Integrado com programas de Cidadania Fiscal sem necessidade de envio à SEFAZ de arquivos de impressora fiscal.
- Uso de novas tecnologias de mobilidade.
- Flexibilidade de expansão de PDVs.
- Apelo ECOLÓGICO.
- Integração de plataformas de vendas físicas e virtuais.
Benefícios consumidor são:
- Possibilidade de consulta em tempo real ou online de suas NFC-e no portal da SEFAZ.
- Segurança quanto a validade e autenticidade da transação comercial.
- Possibilidade de receber extrato da NFC-e Ecológico (resumido) ou E-mail.
Em caso de dúvidas sobre o projeto de implantação da NFC-e (nota fiscal ao consumidor eletrônica), entre em contato conosco ou com seu escritório de contabilidade que lhe atende.