Chegou a Gestão de NF-e no Uniplus!

Uma novidade que facilitará a administração das demandas fiscais da sua empresa, em um processo totalmente automático dentro do Uniplus.

Junto com esse novo módulo, algumas dúvidas acabaram surgindo entre nossos clientes. Por isso, separamos alguns pontos importantes para esclarecê-las.

Confira:

1 – O que é?
O módulo Gestão de NF-e é uma ferramenta que automatiza a entrada de notas fiscais de fornecedor no Uniplus. Ele consulta periodicamente os servidores da Sefaz (Secretaria da Fazenda), recupera e processa os XMLs das notas e todos os eventos associados.
O grande benefício do módulo é mitigar a instabilidade dos servidores da Sefaz e importar as notas, cadastrando produtos, fornecedores e tributações, tudo de forma automática, com a intervenção mínima de um funcionário.

2 – O que o Gestão de NF-e faz com a informação recuparada da Sefaz? 

Nesse novo módulo, os XMLs de notas são automaticamente baixados e importados no sistema. Além das notas, produtos, fornecedores e tributações são cadastrados sem a intervenção de um funcionário.

Caso algum item não puder ser importado automaticamente pelo módulo, o sistema deixa ele pendente para um funcionário resolver apenas este item. O sistema memoriza a resolução aplicada e passa a usar ela automaticamente nas próximas notas do mesmo fornecedor. Ou seja, o sistema vai “aprendendo” com o passar do tempo. Além disso, os eventos relacionados às notas são registrados no sistema, como emissão de CT-e e MDF-e para a nota, carta de correção, cancelamento, etc.

O módulo também usa os dados do financeiro das notas recém importadas para alertar sobre o vencimento próximo de duplicatas.

3 – Pra que tipo de estabelecimento o módulo seria vantajoso?

O módulo é útil para todos os estabelecimentos porque mitiga o problema de instabilidade da Sefaz, mas é especialmente vantajoso para estabelecimentos com um fluxo expressivo de notas de entrada, principalmente aqueles que trabalham com pedidos de reposição.

Nestes casos as notas se importam praticamente sozinhas, sem a intervenção de um funcionário. Fica faltando apenas um clique para os lançamentos financeiros e de estoque. Isso sem dúvida gera uma boa economia de mão de obra.

4 – Como o módulo Gestão de NF-e pode ajudar sua empresa a identificar problemas nas Notas? 

Analisando a tela de trabalho do módulo, o usuário poderá extrair informações e até mesmo identificar eventuais inconsistências.

Por exemplo, é possível detectar notas sem CT-e, o que pode até mesmo caracterizar uma fraude. Outro exemplo, se o vencimento da nota importada está muito próximo, isto é indicado na tela.

Ainda, é possível saber quando a mercadoria foi coletada pela transportadora, porque o módulo mostra a data que a MDF-e foi emitida pela transportadora.

5 – Os estabelecimentos menores poderão continuar trabalhando sem o módulo Gestão de NF-e?

Sim. Os recursos existentes antes do Gestão de NF-e serão mantidos em funcionamento e atendidos normalmente.

6 – Prefiro usar o FSIST, Arquivei, Fiscal.IO ou outra ferramenta para downloads automáticos. Tudo bem?

Sem problemas, pode continuar trabalhando assim caso queira. Há esses e outros bons produtos no mercado que automatizam a busca das notas na Sefaz. Neste caso, porém, não terá as vantagens descritas nos itens 2, 3 e 4.

7 – Por que a P21 Software não resolveu os problemas de lentidão nas consultas na Sefaz em vez de lançar um novo módulo?

Respondendo de forma direta e simples, a lentidão está nos serviços da Sefaz, não no Uniplus. Uma pesquisa no google com a expressão “erro 137 ambiente nacional sefaz” deixa isso bem claro.

Acrescentando detalhes: é bem documentado entre a comunidade de desenvolvedores de software a instabilidade da Sefaz (nos estados e no ambiente nacional). Absolutamente todos os sistemas de gestão que baixam XML batem na mesma porta da Sefaz solicitando os seus documentos. Somos todos clientes e dependentes da Sefaz, em certo sentido. O sistema e as integrações da Sefaz sofrem em vários momentos do dia uma sobrecarga de informações, o que cria um gargalo no processamento e gera atrasos e mensagens de indisponibilidade. 

Evidentemente, o problema da instabilidade continua com o novo  módulo Gestão de NF-e. A diferença é que, em vez de ter que aguardar até 1 dia, como grandes desenvolvedores chegam a propor, ou de ficar insistindo várias vezes seguidas em obter o download até bloquear o certificado digital, o módulo faz consultas regulares, num tempo balanceado, evitando o bloqueio do certificado e trazendo a informação assim que estiver disponível. Tudo isso ocorre nos bastidores, de forma automática, enquanto o usuário do Gestão de NF-e se preocupa apenas com os XMLs que já foram recuperados, importados e distribuídos dentro do Uniplus.

8 – Como posso ter certeza de que o módulo realmente funciona?

Usando o módulo, converse conosco e combine uma teste por 30 dias. Após esse período, você terá certeza das inúmeras vantagens do módulo e se o mesmo se encaixa no seu perfil de negócio.

Bons negócios…